Follow Us

Torcida com voz! Sede de fundação do Vasco terá nome escolhido em votação popular

O grupo “Guardiões da Colina” está revitalizando a sede em que o Vasco foi fundado em 1898. 

Vascaínos trabalhando na revitalização da sede - Foto : Reprodução / Twitter

Depois de alugar o local, que estava prestes a se tornar uma lotérica, o grupo tem contado com a ajuda de diversos grupos políticos, dentre eles o “Raízes Vascaínas,” além de outros vascaínos para transformar o imóvel, localizado na atual Rua Sacadura Cabral 345, em um centro cultural.

O Papo na Colina conversou com Raphael Pulga, membro do Guardiões da Colina, que falou sobre o projeto e as inspirações do grupo:

- Primeiro, não preciso dizer que o Vasco tem esse histórico democrático, inclusivo, e o nosso grupo tem isso como principal diretriz, então além de mostrar isso no dia a dia a gente tem uma pauta social muito forte. Vale lembrar que a gente fez a vaquinha para pagar os professores [do colégio Vasco da Gama], Vale lembrar que a gente fez a vaquinha para ajudar os [atletas] paraolímpicos que foram desligados do clube, então a gente sempre está envolvido em ações que envolvem a torcida.


Local de fundação do Vasco - Foto : Reprodução / Twitter

Raphael também fala sobre a repercussão que o projeto de revitalização da sede tomou:

- Esse movimento da sede foi mais um que, na verdade, tivemos a atitude nessa iniciativa e a torcida e os grupos políticos abraçaram, então foi uma coisa que, claro que esperávamos uma repercussão enorme, mas não como está sendo, de uma de união de todos os vascaínos querendo ajudar, seja com força braçal, seja com doação de material, enfim, mão de obra, designer, arquiteta, estamos recebendo ajuda de todo mundo, e nada mais justo, já que é um projeto que não é do nosso grupo, tivemos a iniciativa, mas o projeto é para o Vasco e para os vascaínos.

O grupo decidiu que o nome do local seria escolhido pela torcida, através de uma votação no Twitter. A votação foi iniciada nesta terça (22) e deve durar dois dias. São quatro possíveis nomes e todos fazem referência a história do clube. 

Segundo Raphael, as quatro opções foram escolhidas entre integrantes do grupo e pessoas que ajudam nos trabalhos. Agora ficará a cargo da torcida vascaína decidir o nome que será dado ao local:

- Nada mais justo que os vascaínos possam escolher os nomes. Juntamos pessoas que estão ligadas ao projeto, participando no dia a dia, e o nosso grupo e pedimos ideias de nomes. Os quatro nomes que tiveram mais votos foram lançados agora no Twitter, para torcida decidir. Foi a maneira mais democrática que encontramos, até para retribuir e participar. Todos os vascaínos nessa retomada aí do nosso local de fundação. - concluiu.

A expectativa é de que o local seja inaugurado em outubro e contará com exposições, que ajudarão a manter o local. Após as eleições presidenciais do clube, marcadas para 7 de novembro, a ideia é que o próximo presidente assuma o local como sede oficial do Club de Regatas Vasco da Gama.

Abaixo a enquete lançada pelo grupo:




Postar um comentário

0 Comentários