Follow Us

Os novos desafios da base do Vasco da Gama

Sem recursos para grandes contratações, o uso da base será o caminho mais lógico para o Vasco no decorrer dessa temporada. É evidente que o elenco precisa ser encorpado com peças mais qualificadas, mas o cenário atual, aliado à tormenta financeira que o clube já vinha passando, nos dá a certeza que os garotos poderão ter vez e lidar com novos desafios.

Hoje, o clube conta com 2 profissionais que sabem usar a base com excelência: Carlos Brazil e Antônio Lopes. Brazil é um executivo atualizado, competente e está fazendo a diferença nessa atual gestão. Basta olhar pra trás que fica fácil notar tais virtudes. Todos os anos, o Vasco vem brigando por títulos e revelando grandes jogadores nessa categoria. Além do mais, sua postura é de homem, pois não aparece apenas nas vitórias. Nas derrotas, costuma botar a cara. Além de ser humilde em reconhecer os erros e arregaçar as mangas a fim de corrigi-los.

Outro que entende muito bem dessa engrenagem é o recém-chegado Antônio Lopes. Velho conhecido de São Januário, o novo coordenador técnico tem um trabalho marcado pelo aproveitamento da base e o lançamento de novos jogadores. Foi assim com Romário, Geovani, Mazinho, Felipe, Pedrinho e tantos outros que promoveu ao time de cima. Vale lembrar que, em todos os clubes que passou, Lopes sempre foi adepto do aproveitamento dos garotos para fazer uma mesclagem no profissional. A tendência é que o trabalho atual seja pontuado dessa forma.


A base do gigante da colina é motivo de muito orgulho para a torcida. De lá, surgiram verdadeiros craques da bola que representaram grandes ativos para o clube. E continuam representando, diga-se de passagem. Fora toda identidade criada. Por falar nisso, ontem estava assistindo à Live de Carlos Brazil na Vasco TV e achei muito bacana um novo projeto que vem desenvolvendo: O DNA Vasco. A ideia, segundo Brazil, é que o atleta crie uma identidade com o clube através de conhecimentos. Os meninos, desde o sub-6 até o sub-13, estudam a história do Vasco, realizam testes, além de receberem vídeos e conteúdos sobre todo esse legado.

Uma aula de formação e estruturação de jogadores. Celeiro de craques. Futuro de sucesso. Prazer, essa é a base do Vasco da Gama!

Por: Marcus Jacobson

Postar um comentário

0 Comentários