Follow Us

Conheça Thiago Larghi, técnico especulado no Vasco

Por: Enzo Gabriel e Lucas Gomes

Após o anúncio da saída de Abel Braga na tarde desta segunda feira (16), o Vasco já trabalha com alguns possíveis nomes para assumir o futebol vascaíno para o restante da temporada.  Dentre várias possibilidades apresentadas, o carioca Thiago Larghi, de 39 anos, é o nome mais forte em São Januário.



Uma das revelações do futebol brasileiro em 2018, o técnico Thiago Larghi busca uma nova chance após ser demitido do Atlético Mineiro há mais de um ano. Em 49 partidas, Larghi venceu 23, empatou 12 e perdeu 14, terminando sua passagem por Minas Gerais com 55% de aproveitamento. Na época de sua demissão, parte da torcida do Galo não concordou com a decisão da diretoria.

Nascido em Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, Larghi tem vários estágios de peso no seu currículo. Tendo trabalhado com Guardiola, Parreira e Oswaldo de Oliveira, o jovem treinador atuou como auxiliar técnico no Botafogo-SP, no Sport, no Corinthians e foi analista de desempenho do Botafogo. Seu único trabalho como técnico efetivo foi no Atlético Mineiro, onde manteve a equipe no G6 durante todo o campeonato, mostrando padrão de jogo e mantendo uma regularidade interessante.
Para entender o futebol dos times de Thiago Larghi, é necessário entender como ele pensa nas quatro principais fases do jogo: 

Transição Defensiva 

Ao atacar e perder a bola, o time de Larghi tem por característica priorizar a remontagem da linha defensiva, então os laterais voltam rapidamente, para impedir a profundidade do time adversário. O defensor mais próximo do adversário com a bola, tem a tarefa de fazer uma pequena pressão, fechando as linhas de passe do rival e impedindo que o jogador progrida livre. 

Fase Defensiva 

Com a defesa montada, Thiago Larghi arma uma marcação por encaixes, que geram uma perseguição curta ao adversário quando supera a primeira linha de marcação, até um outro defensor chegar para ajudar. É dever dos pontas voltar sempre, já que na marcação por encaixe o defensor acompanha o seu adversário, abrindo espaços na defesa, que devem ser compensados por outros jogadores. O esquema base de defesa é sempre o 4-1-4-1. 

Transição Ofensiva 

Quando recupera a bola, a equipe deve se armar com os pontas buscando a velocidade, enquanto o centroavante faz a diagonal para confundir a defesa rival. Essa diagonal, busca abrir espaços na defesa para a chegada de um meia infiltrando na área. Como a equipe busca jogadas rápidas, o ponta tem bastante liberdade para tentar dribles. 

Fase Ofensiva 

Construindo a jogada a partir da defesa, os jogadores no campo defensivo se aproximam, para trocar passes mais curtos, um dos jogadores de meio ajuda o volante na saída de bola, e o outro sobe ao ataque para buscar a infiltração. Quando a bola começa a rodar, o lateral de um lado fica colado à linha, e o ponta se movimenta para o meio (o ponta do outro lado segue aberto gerando amplitude), abrindo espaços para a ultrapassagem. Muitos jogadores preenchem o meio, isso gera uma oportunidade de triangulação sempre que a bola cai nos lados. Por fim, como Larghi é direto, os jogadores sempre devem buscar passes diagonais, para concluir rapidamente a jogada.

Postar um comentário

0 Comentários