Follow Us

Vasco pode quebrar recorde de jogadores da base no time profissional desde 1995


De acordo com levantamento do jornalista André Schmidt, do Blog do Garone, em 1995, a equipe profissional do Vasco utilizou 17 jogadores oriundos da base do clube. Desde então, as maiores marcas foram 15 em 1997 e 2002.  

Existe a possibilidade deste recorde ser quebrado em 2020, já que houve uma grande reformulação do elenco do clube ao serem dispensados, emprestados e afastados mais de 20 jogadores e, como reposição, somente foi contratado um jogador, Germán Cano, e estão sendo utilizados jogadores que estouraram a idade de juniores para compor elenco.

No provável time titular para a primeira rodada do Campeonato Carioca contra o Bangu noticiado por setoristas do Globoesporte.com, cinco dos titulares são oriundos da base: Henrique, Bruno Gomes, Gabriel Pec, Marrony e Talles Magno. Além disso, o técnico Abel Braga já declarou que pretende escalar um time alternativo na segunda rodada contra o Flamengo, em um jogo “sub-20 contra sub-20”. Caso todos os titulares desta partida não joguem o primeiro jogo, já contabilizaria 16 jogadores utilizados.

A grande utilização de jovens no ano de 2020 é o que vem sendo dito tanto pelo técnico assim como pelo diretor de futebol do Vasco André Mazzuco. Além dos atletas já integrados ao time profissional, o time sub-20 vem fazendo grande campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior e Abel já disse que deseja subir mais 4 ou 5 jogadores do time para integrar o seu elenco.

Caso esses jovens consigam manter o bom desempenho que apresentaram nas categorias juniores também no profissional, além de grande ganho técnico, a possibilidade da venda desses ativos permite o Vasco sonhar com dias melhores esportiva e financeiramente.


Gráfico da utilização dos jogadores da base retirado do Blog do Garone

Por: Rick de Castro

Postar um comentário

0 Comentários