Follow Us

Expresso da Vitória - O maior Esquadrão da história do futebol brasileiro.

Por: José Eduardo, com a colaboração de Lucas Bisppo.

O Expresso da Vitória é conhecido por muitos como o maior Esquadrão da história do Vasco e do futebol brasileiro. 

Atuando entre 1942 e 1952, o Expresso foi o primeiro time a usar o esquema tático 4-2-4, que influenciou fortemente o futebol brasileiro e uruguaio na década de 50.

O Esquadrão Vascaíno também foi o primeiro time brasileiro a conquistar um Título Internacional fora do país: o Torneio dos Campeões Sulamericanos de 1948 - batendo na final o poderoso River Plate, na época apelidado de “La Maquina”.

Em dez anos de atuação, o Expresso da Virada conquistou Cinco Cariocas (dois de forma invicta) e um Título Sulamericano pelo Vasco. 

Já na Seleção Brasileira, o Esquadrão foi base da conquista do Título Sulamericano (1949), tendo em seguida levado o Brasil á primeira Final em Copas do Mundo – tendo no elenco oito jogadores vascaínos mais o técnico, Flávio Costa.

Além disso, o Expresso da Virada foi base da Seleção Carioca Tricampeã do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais em 1943, 1944 e 1946.

Fizeram história pelo Esquadrão:

BARBOSA, ADEMIR, ALFREDO, AUGUSTO, BELLINI,  ELY,  FRIAÇA, JORGE, LELÉ,   MANECA, SABARÁ, HELENO DE FREITAS, IPOJUCAN, JAIR ROSA PINTO,  BERASCOCHIA, CHICO, DANILO,  NESTOR, RAMÓN, RAFAGNELLI E DJALMA.



Postar um comentário

0 Comentários